Textos variados de um estudante do céu. Estudo astrologia medieval, helenística e indiana, além dos ramos específicos de astrologia natal, horária e mundana. Análises, estudos, curiosidades, pensamentos sobre astrologia em geral!

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Jean-Paul Sartre

Sartre foi um filósofo existencialista, professor, escritor, viveu a vida inteira com a filósofa feminista Simone de Beauvoir. Mapa dele:



Começando pelo temperamento, claro. O ascendente, colérico, tem como regente Júpiter em Touro, recebida por Vênus na 5/sexto signo. Júpiter está oriental (quente e úmido), e recebido por Vênus, fica mais quente e úmido. Porém, Touro é frio e seco e o fato de não aspectar o ascendente distorce sua natureza. 
A Lua está em Aquário, sanguínea, mas sob influência direta de Saturno (conjunção, ainda que fora de signo, e regência). A Lua também faz aspecto a Júpiter, meio sanguíneo/melancólico, e a Lua está na terceira fase, ou seja, melancólica. Também faz um aspecto a Mercúrio/Sol, outra combinação meio melancólica (Mercúrio) e sanguínea (Sol na primeira fase, em Gêmeos).
O Sol está na fase Áries-Touro-Gêmeos, a sanguínea.
Sartre, então, era melancólico e sanguíneo. Segundo o AstroDataBank, Sartre era feio (melancólico e Júpiter em aversão ao ascendente), com uma mente brilhante, porém sem disciplina (mel + sang, queria o quê?), sujeito a vários vícios, vingativo e bravo (sanguíneos podem ficar bravo com facilidade, e o regente do Asc na casa 6, segundo os indianos, faz com que os nativos adorem uma briga).
O Senhor das Maneiras é Mercúrio com uma boa participação de Saturno. Outra indicação de muita inteligência e estudos profundos, violência, misantropia e amargura. Eu diria que ainda há uma boa participação jupiteriana, inclinando-o a filosofia e academicismo.



Sartre teve cegueira no olho direito devido a um glaucoma (que veio de uma gripe) que pegou quando criança. O olho direito é do Sol, na casa 7 (ocidental, sujeito a doenças). O seu próxima aspecto é a Saturno, causador de glaucomas, mas só no signo seguinte. O Sol está no último grau do signo de Gêmeos, o que pode ser considerado uma aflição. Eu não diria que o Sol está aflito o suficiente pra dizer que ele era cego do olho esquerdo. Vamos procurar mais.
O planeta que mais fala de doenças no mapa é Vênus, que está no sexto signo (Touro) e o rege. Touro fala de cegueira por causa das Plêiades. Vênus não está muito benéfica, por estar muito relacionada à casa 6, de dia, oposta a Marte. Mas está no mesmo signo que Júpiter, o que pelo menos evita merda total. Vênus quadra o Lote da Fortuna em Leão, também aflito por Marte. Sendo Leão o signo do Sol (visão e coração) e o Lote (e parcialmente seu regente) estando aflito, podemos dizer que essas partes do corpo são "vulneráveis". O Lote da Aflição (Asc + Marte - Saturno, se inverte) também está em Leão (21º09). O regente do Sol, Mercúrio, está sendo queimado pelo Sol enquanto o recebe, o que é ruim para Mercúrio.
A casa 6 em Touro e o regente Vênus também em Touro sugere tanto a matéria de Vênus (mãe, parceiros sexuais) doentes ou de baixo valor (casa 6) quanto doenças e aflições (casa 6) sujeitas à forma venusiana (aqui não é algo concreto; doenças venusianas incluem doenças do útero, quadris, fígado e o olfato). Mesmo bebendo como um louco, Sartre não teve doenças de fígado. Parece que Júpiter atenuou a casa 6. Marte está em oposição à casa 6, piorando seus assuntos.
Mas os significados do Sol não foram abençoados por Júpiter. Aos 4 anos, pegou a gripe que o deixou com um olho cego. 

A profecção desse ano estava em Áries (signo relacionado a visão), com o regente Marte em oposição a Vênus (regente das doenças) e afligindo o Lote da Fortuna em Leão. 
Na Revolução Solar de 1909 (aos 4 anos de Sartre), Saturno ingressava sobre Áries, o asc profectado, e sobre a Parte do Espírito do mapa natal (19º27 Áries). A Lua ingressou sobre a Parte da Fortuna em Leão. Mercúrio rege o sexto signo a partir do asc profectado e ele está em Gêmeos, junto do Sol, quadrado por Marte (regente do asc profectado) e retrógrado. O Lote da Aflição está no primeiro grau de Escorpião, num aspecto aceitável com o Sol, regente do olho direito. A firdaria era do Sol, subregente Lua ou Mercúrio (não se sabe com certeza porque não sei em que mês a doença ocorreu. A subfirdaria da Lua começa no dia 03/10/1909). Assuntos solares (como o olho direito) submetidos à forma lunar ou mercurial. 


Revolução Solar aos 4 anos

O Lote dos Pais também está em Leão. E eis que, quando Sartre tinha 1 aninho só, seu pai morreu. O Sol é o melhor representante para o pai: Sartre nasceu de dia, o Sol rege a parte do pai, aspecta tanto ele quanto a casa 4, e rege a casa 4 por exaltação e também por ser o primeiro regente da triplicidade do IC. Júpiter seria um co-participante por reger o quarto signo. O Sol só tem como aflição o fato de estar queimando seu próprio regente (nem tenho certeza se isso seria uma aflição), no final de um signo e se aplicando a Saturno. Júpiter está na casa 6, o que já é maléfico o suficiente. 
Em 1906, ano da morte do pai, a profecção estava em Capricórnio, com o regente Saturno aflingindo a Lua. O regente do quarto signo é Marte, e na RS, Marte está em queda, recebida pela Lua e extremamente angular. O pai morreu na firdaria Sol/Sol (sugestivo). O regente da 4 da RS, a Lua, está combusta, apesar de domiciliada. Saturno ingressa por casa em Marte, regente da 4 do mapa natal.


Revolução Solar de 1906

Eu ainda não uso direções primárias porque eu ainda não sei a melhor configuração nem como interpretar. Sugestões?

A vida sexual/amorosa de Sartre é digna de análise. Vênus em Touro na 6 em oposição a Marte sugere uma atividade sexual... interessante. Seu relacionamento aberto com Simone era algo incomum. Marte na 12 com Vênus mal situada sugere affairs. Mas Vênus no próprio signo com Júpiter alivia muito as coisas; Simone permitia e claro, também dava suas saidinhas. Simone pode ser representada por Marte, já que se opõe a Vênus; forte, decidida, violenta, viciosa. O regente da casa 7, Mercúrio, está combusto, sugerindo atividades escondidas. O Sol e Mercúrio estão na casa 7, sugerindo durabilidade, fama e troca intelectual com a parceira, Simone.

Sartre era ateu. Curioso o fato de Sartre ter um assunto jupiteriano tão forte (filosofia) e outro tão fraco (religião). A resposta pode vir dos lotes e das triplicidades.
Al – Qabisi (Alcabitius): The Introduction to Astrology:
Casa 9 – "O primeiro regente da triplicidade do ‘Sect’ significa viagens e os seus objectivos."
Casa 9 – "O segundo regente da triplicidade do ‘Sect’ significa religião e práticas religiosas, a eminência que se obtém nelas e a forma que a eminência toma."
Casa 9 – "O regente da triplicidade participante é significador de ciência, visões, estrelas (astrologia) e presságios e verdade e falsidade nisto."
(emprestado do site Astrologia Medieval, do Paulo Alexandre Silva. ÓTIMO SITE)

Com o sistema divisional, o segundo regente da triplicidade da casa 9 é a Lua, que se separa de Júpiter e se aplica a Saturno (e é regida pelo último). O regente do Lote da Religião (16º13 Áries) é Marte, em aversão, cadente e oposto ao regente do Ascendente por signos inteiros. 
Se usarmos os signos inteiros para as triplicidades, temos como regente da religião Júpiter, que está recebido por Vênus, mas cadente.

Aqui temos outro exemplo de carreira onde a combustão não parece ter atrapalhado. Sartre era um intelectual escritor: Mercúrio com certeza. Temos o décimo signo regido por ele, e o MC regido por Vênus. Mercúrio está junto do Sol, no 11º signo a partir da Parte da Fortuna e angular; Vênus está no próprio signo, mas cadente. A Parte da Fortuna no nono signo indica o interesse por ser professor e filósofo (apesar de ser ateu).

Lembrem-se de que eu sou super iniciante e amador antes de me detonar, por favor :B esse blog é justamente pra eu aprender mais.

domingo, 26 de maio de 2013

Simone de Beauvoir

Vamos analisar um mapa interessante: Simone de Beauvoir. Escritora, filósofa, feminista, professora, viveu com o filósofo Sartre por uma vida inteira.



Vamos começar com o temperamento. Ascendente quente e seco, apenas com um aspecto da Lua. O regente é Júpiter, quente e úmido por natureza, porém, em signo seco e quente, em quadrante seco e quente e retrógrado (mais quente). Pouco úmido e muito quente.
A Lua está no início de Áries, regida por Marte e na orbe dele, apesar de estarem em signos diferentes. Marte está em Peixes, frio e úmido, no IC, o lugar mais frio do mapa. A Lua está na sua fase sanguínea.
A fase do Sol é Capricórnio-Aquário-Peixes, a fase fleumática.
Então, bem colérica, com um pouco de umidade. 
O senhor das maneiras me pareceria ser Marte, porque ele está bem angular, rege a Lua (e está unida a ela) e rege Mercúrio por exaltação. É o único planeta do mapa que realmente faz contato com a Lua e com Mercúrio. O próprio Marte está junto a Saturno, que rege Mercúrio.
Em Tetrabiblos, Ptolomeu diz que Marte como senhor das maneiras indica pessoas ágeis, tirânicas, ativas, ríspidas, teimosas, fortes e impetuosas. Saturno dá um ar mais sério, responsável, sombrio. 
O pai de Simone dizia que ela pensava "como um homem", o que parece corresponder a isso.
O regente do Ascendente, Júpiter, está no nono signo, em Leão. Júpiter (retrógrado) na casa 9 já indica uma pessoa filosófica, inteligente, sábia e até religiosa. O regente da religião seria o segundo regente da triplicidade da casa 9 (no caso, o Sol) e o regente do Lote da Religião (Asc + Mercúrio - Lua, se inverte à noite) seria Saturno, pois o Lote está em Aquário. O Sol não aspecta a casa 9 e Saturno não aspecta o Lote, sugerindo "deformações" no assunto. O Sol se aplica a Saturno, planeta cético, em signo de Júpiter. Simone era muito religiosa (cristã, religião de Júpiter) até os 14 anos; desde então, virou atéia.


Vamos tentar a profissão. Aí temos um dos temas que mais me confundem na Astrologia: a combustão. Segundo Cardano, um planeta combusto não pode indicar a profissão, apenas um interesse. E isso, no mapa da Simone, parece estar errado.
Mercúrio está combusto, mas rege por domicílio e exaltação o MC e está uma distância pouco maior de 3 graus do Sol, indicador geral de potencial e vocação. E ela era escritora, muito inteligente, com vários textos, estudos e livros. Era filósofa também. Mercúrio com certeza.
Eu vejo esse Mercúrio combusto em signo de Saturno como um indicador forte de uma pessoa com reflexões e pensamentos muito profundos, e bastante inteligente, estratégica e racional, e o temperamento colérico também contribui pra isso. Saturno está em signo de Júpiter, o que pode indicar a filosofia e a grande sabedoria.
Mercúrio também rege a Parte da Fortuna por domicílio e exaltação.
Marte está muito angular e aspecta o MC com muita proximidade. Isso parece ter dado a Simone uma fama de violenta e ríspida. 
Vênus está ocidental, o que ela adora, na frente do Sol, e oposta a Júpiter. Quem sabe essa Vênus tenha dado o feminismo que invadiu toda a filosofia de Simone (ainda mais em signo humano e de Saturno). A dodekatemoria de Vênus está em cima de Júpiter, aliás.
A angularidade dos planetas me parece ser muito enganadora nesse tema. Apesar da angularidade de Marte, Simone não teve uma profissão essencialmente marcial. Sem dúvidas, a profissão é mercurial. 

Filhos: temos os dois maléficos na casa 4, sem nenhum aspecto benéfico (ainda mais que seu regente, Júpiter, está em aversão). Júpiter, significador essencial de filhos, está estéril e cadente. Temos a Lua na casa 4/quinto signo, mas conjunta a Marte. O primeiro regente da triplicidade de Júpiter é ele mesmo. Segundo o método de Paulo de Alexandria, nada muito fértil.
O método árabe medieval pede para que olhemos o Amulten ou o regente da casa 5 e suas aplicações. Marte não se aplica a ninguém; o Sol, Amulten, se aplica ao maléfico Saturno. De novo, nada de filhos.
O lote dos filhos (Asc + Saturno - Júpiter, se inverte) está no grau 22 de Áries, com um aspecto próximo do seu amulten, o Sol. Mas esse Sol não pode significar nenhum filho: Simone não teve nenhum - talvez porque o Sol se aplique a Saturno. Apesar de estar fértil, Saturno é Saturno. 

Relacionamentos - Vênus está em signo de Saturno e oposta a Júpiter. Aquário não sugere promiscuidade, por ser humano, mas por ser de Saturno, já "adultera" o tema. Um Satuno legal daria responsabilidade, demora e sobriedade aos relacionamentos. Um Satuno em aversão, junto a Marte, sem o aspecto de seu regente adultera ainda mais as coisas. A oposição a Júpiter deixa o tema mais fácil e bem desenvolvido, apesar de a oposição sugerir conflitos. Simone teve casos com homens e mulheres e já foi acusada de abusar sexualmente de suas alunas! A presença de um Saturno que administra mal Vênus e o conflito gerado por Júpiter, que ainda por cima indica que o meio foi o acadêmico! E ainda por cima, o parceiro da vida de Simone foi um filósofo, Sartre. A bênção de Júpiter uniu os dois por toda a vida. 
Vênus em signo de Saturno sugere virgindade e viuvez. Apesar de Simone ter morrido depois de Sartre, ela não era virgem de jeito nenhum. Sua "ampla" atividade sexual pode acontecer porque:
- Vênus está em signo masculino;
- em oposição a Júpiter;
- seu regente está deturpado por estar em aversão, e está num signo luxurioso (exaltação de Vênus) e conjunta a Marte, planeta muito ativo.