Textos variados de um estudante do céu. Estudo astrologia medieval, helenística e indiana, além dos ramos específicos de astrologia natal, horária e mundana. Análises, estudos, curiosidades, pensamentos sobre astrologia em geral!

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Mais problemas com os planetas transaturninos

O que eu tenho lido ultimamente a respeito da filosofia da Astrologia tem me aproximado cada vez mais do "extremismo" de não usar Urano, Netuno ou Plutão, muito menos Juno, Ceres etc.
Existe um problema imenso filosófico sobre a inserção desses planetas na Astrologia: as 15 esferas que intermediam o mundo com os planos mais elevados, sendo o Sol a esfera central, e também a esfera central das 7 esferas planetárias (da Lua a Saturno). 



As outras esferas são: os 4 elementos (Terra, Água, Ar e "éter", o Fogo: as esferas "inferiores") e as 4 esferas "superiores": o Zodíaco, as Estrelas Fixas, o Divino Pedestal e o Divino Trono. É inconcebível você colocar 3 planetas (e meteoros!) no meio dessas esferas, e pior, como se fossem tão ou mais importantes que os planetas tradicionais. Isso fere toda a simetria da filosofia e tira o Sol do centro das esferas.
Além disso, temos outro problema enorme: enquanto os significados dos 7 planetas tradicionais foram moldados ao longo de séculos, junto de seus nomes, os planetas e meteoros modernos têm seus significados completamente artificiais e baseados unicamente na mitologia grega (pelo menos no ocidente: alguns védicos usam esses planetas, mas desconfio que sejam significados tão toscos e forçados quanto). Os planetas modernos ganharam nomes de deuses gregos por causa da sua aparência (ou nem isso; Urano é o deus do céu porque é azul claro, Netuno é o deus do mar porque é azul escuro, Plutão é o deus do submundo porque é pequeno e escuro; enquanto isso, Ceres, Juno, Vesta etc ganham esses nomes porque... por que não?), e os significados astrológicos vieram desses nomes completamente aleatórios! Os nomes foram escolhidos de forma muito arbitrária astrologicamente. 
Urano representa a liberdade, revolução, coisas visionárias e outras coisas do gênero por causa de sua associação barata com o céu, além de "surpresas", eletricidade, tecnologia etc pra que sua regência se encaixasse com Aquário (também muito distorcido; esquecem que Aquário é signo do nefasto Saturno). 
Netuno fala de ilusões, espiritualização, medo etc por ter sua associação com o mar (e que signo pensaram pro mar? Peixes, claro)
Plutão é destruição e corrosão porque inventaram de dar o nome do submundo pra ele, e ainda tentam tirar Escorpião de Marte.
O problema é que os nomes dos planetas modernos originaram seus significados, e não o contrário, como ocorreu com o septanário. Então, associar Urano com eletricidade é muito superficial. Os meteoros então...

Reclamação pessoal (também conhecido como recalque): arrogância é acatar uma informação quase milenar e intercultural (como usar os 7 planetas) ou deturpar a filosofia e o método astrológico por causa de um movimento vazio como o new age (usando novos planetas e significados pros próprios planetas e pros signos)?

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Astrologia, filosofia e design

Isso é um tema que eu venho debatendo comigo mesmo faz muito tempo. Estudo design e sempre me interessei pela teoria, tanto da astrologia quando da do design. Encontrei algumas semelhanças e gostaria de falar sobre elas. Antes, vou introduzir basicamente o que são os dois, já que são dois temas meio... "obscuros" pra muita gente. 

A astrologia é uma espécie de arte, filosofia, ciência e até religião. É um campo de estudos de divinação, que busca relacionar os eventos da Terra com os eventos celestes, ou seja, o movimento dos planetas. Recomendo absurdamente a leitura desse post em inglês que explica muito bem a filosofia por trás da astrologia. Um resumão é: os astrólogos sabem que não é por ondas eletromagnéticas, gravidade ou qualquer outra explicação materialista ocidental que a astrologia funciona, e sim, através de uma relação de simultaneidade causada entre a vida na Terra e os planetas. Os planetas (e também as outras 8 esferas celestiais - mais sobre isso aqui) servem de ligação entre a Terra e planos superiores, e, segundo a filosofia da astrologia, alguma espécie de energia ou até Deus colocou os dois sistemas pra funcionar de forma independente, mas sempre análoga. Ou seja, os planetas NÃO INFLUENCIAM a vida na Terra; eles descrevem, simbolizam, são análogos e simultâneos.

Já o Design é um campo de estudos que é responsável pela interação do ser humano com toda produção humana, seja através de artefatos, eventos, pôsteres, símbolos, aplicativos, sites, livros etc. O designer precisa ter um grande acervo intelectual pra tentar prever que tipo de interação a pessoa vai criar com o produto e/ou informação que o designer fez. É um trabalho muito difícil e que nunca vai ter um fim fixo, porque as culturas e a própria natureza humana são mutáveis, o que vai sempre interferir na relação pessoal/econômica/social que uma pessoa pode desenvolver com a produção humana. O design tem bilhões de tipos diferentes: jogos, design thinking, moda, editorial, móveis, gráfico etc. A semelhança entre eles: todos precisam prever todos as possíveis interpretações que o consumidor terá do produto.

Até agora, nenhuma semelhança óbvia! A relação que eu achei entre esses campos relaciona muito o método da astrologia com a filosofia do design. Infelizmente, a filosofia da astrologia não entra tanto aqui. 

Vamos começar explicando um pouquinho da metodologia da astrologia. Pra analisarmos um dos aspectos da vida (por exemplo, relacionamentos), pegamos os vários pontos do mapa de uma pessoa relacionados ao tema, analisamos cada um e tentamos chegar a uma síntese, ou melhor, a uma coexistência das várias interpretações, que podem todas acontecer ao longo de uma vida, apesar de contraditórias. Por isso, explicar a astrologia por tema da vida é bem complexo; isso fica pra livros. Num reles artigo desses, vou tentar explicar a astrologia pegando um planeta e vendo que tipo de interpretação ele pode dar. Por exemplo, Vênus. Esse planeta tem, assim como os outros, bilhões de significados essenciais e acidentais, e apenas o estudo da astrologia pode afunilar de forma eficiente esses significados. Mas é pertinente listar aqui os significados básicos de Vênus, tomados emprestados da obra do astrólogo grego Vettius Vallens, no livro The Anthology:

1. Pleasure (b): giving and receiving of gifts (R), indicative of pleasure, weddings (c) 
a) Sexual pleasures: desire, erotic love, beauty of form 
b) Musical pleasures: euphonies/fine voices, making music/a taste for music, sweetness of melody/sweet singing 
c) Visual pleasures: beauty of form, painting, purchases of ornaments (d), mixing of colours in embroidery and dyeing and unguent making (R) (d), bestows ornament (d) 
2. Gaiety (e) and Playfulness: friendships, companionships, those who are fond of play, laughter, festive rejoicing, merriment, weddings 
3. Nurturers: mother, nurse/nurture, indicative of nurturing of another 
4. Further acquisition of belongings/acquisition of property 
5. Reconciliations for the good/agreements on favourable terms (f) 
6. Advantages from royal women or relatives
7. Those who are fond of cleanliness (g) 

1. Prazer: dar e receber presentes, indícios de prazer, casamento
a) Prazeres sexuais: desejo, amor erótico, formas belas
b) Prazeres musicais: vozes bonitas, fazer música/gosto por música, doces melodias e cantoria
c) Prazeres visuais: formas belas, pintura, aquisição de ornamentos, mistura de cores, bordado, fabricação de unguentos
2. Felicidade e felicidade: amizades, companhias, os que amam brincar, rir, festejar, exuberância, casamentos
3. Quem toma conta de outros: a mãe, enfermeira/a que mantém, ajuda, indício de quem protege outros
4. Futura aquisição de bens/aquisição de propriedade
5. Reconciliações para o bem/acordos em termos favoráveis
6. Vantagens sobre mulheres ou parentes nobres
7. Aqueles que amam limpeza

Então esses são os principais significados de Vênus. Sinto muito pela tradução tosca. Agora temos que pensar; algumas pessoas vão experimentar alguns desses significados de Vênus, outras não; alguns significados vão aparecer só em determinada época da vida, ou nunca aparecerão, ou aparecerão corrompidos. Como se sabe quando/como/onde/por que isso ocorre? Através do estudo sério da astrologia. A astrologia é a tentativa humana de explicar o mundo através dos planetas. E é através do mapa da pessoa que tentaremos afunilar os significados de Vênus.

Enquanto isso, no Design (o exemplo será design gráfico, mas vale pra qualquer área), precisamos elaborar um sistema visual que exemplifique um conceito. Digamos que eu queria elaborar um símbolo (uma logo, enfim) que passe a ideia de força. Existem vários jeitos de manipular elementos visuais pra demonstrar essa ideia, como por exemplo, com um círculo vermelho. Isso pode dar a ideia de força? Pode. Mas isso tem várias variáveis. O público que entrará em contato com a marca, o contexto cultural, o local onde a marca vai estar, as circunstâncias históricas/sociais/culturais etc. Por exemplo, um círculo vermelho pode lembrar desde o Sol até  a parada do semáforo. O papel do designer é tentar prever todas essas variáveis pra tentar criar um símbolo que passe de forma eficiente sua mensagem. O mesmo vale pra todas as áreas de design; criar artefatos, programas, símbolos, métodos ou produtos que interajam da melhor forma possível com as pessoas. 

Aí temos o paralelo entre astrologia e design: do mesmo jeito que o astrólogo precisa prever, através de muita base teórica, como que um planeta se manifestará num mapa, o designer precisa prever, através de muita base teórica, como que um produto/símbolo/artefato/etc irá se manifestar nos níveis artísticos, psicológicos e funcionais pro consumidor. É como se o astrólogo fosse o designer; o planeta fosse o produto; e os eventos mundanos representados pelo planeta fossem as interpretações possíveis que o produto tem.

(A partir daqui, o texto se volta mais pra metodologia astrológica)

Como é o método do astrólogo? Ele precisa ver no mapa qual significado do planeta "floresce" mais facilmente. Por exemplo, Vênus na casa 4 se liga rapidamente à mãe, enquanto na 7, o tema de sexo/relacionamentos é mais óbvio. Não é só a posição na casa que determina isso:
- Vênus em Escorpião, signo de Marte, pode falar de amor erótico, já que Vênus + Marte é uma bela combinação pra adultérios, promiscuidade e luxúria
- Vênus em aspecto com Mercúrio é um belo indício de música, magia, habilidade com as mãos, artes, caligrafia etc. 
Às vezes a associação não é fácil. Vênus na casa 8? Não tente forçar tanto. Veja que casas Vênus rege, por exemplo: se ela rege a 4, talvez a mãe seja uma fonte de angústia para o nativo. Se reger a 7, talvez ele se interesse muito pelo dinheiro do parceiro (casa 8 = casa 2 a partir da 7), ou o parceiro é fonte de angústia. Se Vênus fizer aspecto com Saturno, a ideia de angústia se fortalece; com Júpiter, significador essencial de dinheiro e de casamento, a ideia da herança ganha força. Quem sabe um divórcio, se Marte estiver presente? 

A astrologia de Rhetorius é muito útil nesse raciocínio. Vênus em signo de Marte significa que as coisas venusianas (a matéria de Vênus - mulheres, sexo, a mãe, arte) se inserem num contexto de Marte (a FORMA de Marte - agressividade, luta, disputa, violência). Repara que a matéria de Vênus não é necessariamente a FORMA de Vênus - artística, bela, sensual, além de significados pouco óbvios, como as antigas associações de Vênus com:
- o islã;
- o ventre, o fígado, os genitais;
- o verde;
- a narina esquerda;
Às vezes a fronteira entre a forma e a matéria pode ser muito tênue. Isso é o tipo de coisa que só a prática corrige. Vamos pegar um exemplo e tentar espremer de Vênus seus significados que mais se adequam ao mapa.




Esse é o mapa da atriz Angelina Jolie. O mapa quase grita na nossa cara que Vênus, aqui, é a mãe; um mapa diurno (Vênus representa a mãe de dia), regendo a casa 4 (família), no signo da Lua, significadora essencial da mãe também. A Lua também entra forte aqui, por ser a dispositora de Vênus e estar conjunta à Parte da Mãe. Os dois planetas muito angulares sugerem uma mãe muito influente na sua vida. Vênus está aflita por Saturno, no signo da Lua: a mãe morreu de um câncer (Saturno) nos ovários (Vênus). A própria Angeline teve uma mastectomia, e os seios são da Lua. 
Vênus também fala dos filhos, por reger e aspectar a Parte dos Filhos; Saturno, aqui, indica condições ruins iniciais para os filhos e também fala de adoção, por Saturno representar padrastos e madrastas.
Matéria de Vênus na forma lunar: arte (ela é atriz) e caridade (todos as doações, adoções e trabalhos filantrópicos) de forma lunar (usando o próprio corpo, se envolvendo emocionalmente; com viagens; fama, dinheiro). 

Na astrologia, as coisas se encaixam. Lindo.