Textos variados de um estudante do céu. Estudo astrologia medieval, helenística e indiana, além dos ramos específicos de astrologia natal, horária e mundana. Análises, estudos, curiosidades, pensamentos sobre astrologia em geral!

domingo, 14 de dezembro de 2014

Horária de objetos!

Oi gente!

Finalmente de férias... finalmente mais tempo para astrologia <3

E para outras coisas que eu gosto muito, como origami. Lá estava eu pronto pra fazer um presente de origami pra uma amiga no aniversário dela, mas eu tinha perdido os lindos papeis que ela mesma minha tinha me dado. Quando eu percebi que tinha perdido eles, corri pra fazer uma horária.


Onde estão meus papeis de origami?

Para uma horária de objetos perdidos, as coisas que eu levo em consideração são:
1) Asc e regente do ascendente, que me representam e podem dar dicas valiosas da localização do objeto.
2) Lua e planetas de quem ela está se separando (mostram como o objeto se perdeu) e para quem se aplica (como será daqui pra frente). Seu signo e os planetas em aspecto também mostram a localização.
3) Casa 4, seu regente e planetas lá, especificamente sobre a localização das coisas.

Bom, vamos lá. Eu tinha quase certeza que eles estavam no meu quarto, mas nunca se sabe. Eram várias papéis dentro de um saco plástico transparente. Por serem papéis, e especificamente de origami, uma atividade muito manual e detalhista, e por serem múltiplos papéis, eu pensei mais em Mercúrio como o planeta mais representante disso. Então vamos ao mapa.

1) Asc muito cedo, em Touro. Isso me fez pensar que eu ainda demoraria um pouco pra achar, por ser um signo fixo e pelo asc ainda estar no início do signo, ou seja, a questão havia acabado de nascer. Seu regente Vênus estava em Capricórnio, sem aspectos recentes (o último tinha sido com Júpiter, ela ainda em Sagitário). Essa Vênus não me deu muitas esperanças, porque estava cadente, sem aspectos e regida por um Saturno em Escorpião. Pelo menos os dois planetas estavam inaugurando suas fases (acabaram de sair da combustão), o que é muito positivo, porque é como se elas acabassem de sair da sua fase da escuridão (analogia com um objeto sendo encontrado). Tanto que a combustão é muito negativa nesse tipo de horária. Vênus pode combinar comigo por ser um planeta artístico e eu queria os papéis para fazer origami.

2) Lua em Virgem, na 5, se aplicando a Mercúrio! Que lindo. Isso é realmente bom, a Lua se aplicando a seu regente, e ainda por cima o planeta que na minha visão tem super a ver com o meu objeto! Mas Mercúrio está em exílio, na 8, e combusto. Vamos com calma: estando em combustão, Mercúrio não é capaz de ajudar a Lua, então o aspecto volta (ver "Retorno da Luz"). O retorno é positivo, porque Mercúrio recebe a Lua, e ela está em casa sucedente.
Os signos mutáveis e casas sucedentes indicam um período médio para a história se desenrolar.

3) Na casa 4, vemos Leão, seu regente Sol em Sagitário na 8 e Júpiter na 4, em trígono perfeito e recepção mútua com o Sol! Interessante. O mesmo Sol que ofusca o pobre Mercúrio. Mas à distância, o Sol é muito legal para que as coisas surjam.

Com o aspecto positivo da Lua e Júpiter muito abençoado na 4, julguei que eu ia encontrar meus papéis, com um pouco de esforço (retorno da luz positivo não faz milagres + Vênus em Capricórnio). Não ia ser imediato, por causa dos signos fixos/mutáveis e casas sucedentes/cadentes. E a localização?

Asc, regente do asc e Lua em signos de terra - Sul
Regente do regente do asc em Escorpião - Norte
Casa 4, L4 em Leão - Leste
Júpiter na 4 - lugar "nobre", valorizado na casa, envolvendo sabedoria/conhecimento, geralmente lugares com madeira.
Lua se aplicando a Mercúrio combusto - lugar com muitos materiais, instrumentos, papéis, alguma coisa (Sol) atrapalhando a visibilidade dos papéis (Mercúrio).
Lua em Virgem - lugar com vários documentos, papéis, coisas pequenas espalhadas.

Achei a presença da Terra - Sul mais forte (meu quarto é no sul, então faz muito sentido mesmo, e provavelmente perto do chão, pela Terra), e em algum lugar meio bagunçado, cheio de vários materiais e papéis, e com um objeto específico atrapalhando muito minha vida.

Existe uma técnica interessante pra ver a localização das coisas, de Masha-llah. O regente do ascendente vai dar a direção cardinal, e o regente do regente vai dar uma especificação dentro dessa localização. No caso, o regente do asc (Vênus) dita o Sul (Capricórnio), e o regente do regente (Saturno) dita o Norte do Sul (Escorpião).

Depois de fazer a horária, eu fui fazer uma arrumação geral no meu quarto, até pra achar o bendito papel. Arrumei uma mapoteca e um armário que eu tenho, cheios de um monte de materiais, papéis, desenhos... Depois de 7 horas da horária, com muita arrumação, achei meus papeis! Dentro do armário, numa das partes mais baixas, embaixo de um monte de papelão. O armário é a parte mais norte do meu quarto, que é a parte mais sul da casa.

Bom, agora vou fazer meu presente, obrigado.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Entendendo as casas

Existe uma filosofia sublime, de fazer chorar de tão linda, por trás dos significados de cada casa. Basta entender a dualidade sol/lua e os aspectos, e que todos os significados derivam da relação de cada casa com o ascendente.

Como funciona a dualidade nesse sistema? Simples: as casas abaixo do ascendente representam coisas materiais, concretas, mundanas e carnais, por sua associação com a noite, o escuro e a Lua (abaixo do ascendente, sem luz). As casas acima do ascendente têm significados intangíveis, mais espirituais, "de alma" e subjetivos, em relação à iluminação do dia e do Sol.

Cada casa também tem seus significados derivados de como ela aspecta a casa 1, a principal casa do mapa, afinal, ela fala de inícios e da própria pessoa. As casas que fazem trígono à casa 1, naturalmente, representam coisas que ajudam de forma prazerosa o nativo. Essas são as casas 5 e 9. A 9 é acima do horizonte, ou seja, "solar": conhecimento, sabedoria, estudos, viagens, religiões etc são os significadores "solares" que ajudam o nativo. Já os significadores "lunares" são diversão, hobbies, filhos, sexo, diversão e festas. 

As casas que fazem sextis também ajudam, mas menos que os trígonos. São as casas 11 e 3. A 11, solar, fala de amizades, bem estar, boa sorte e coletividade. A casa 3, lunar, fala de irmãos, vizinhos, viagens curtas, deslocamentos, carros e todo tipo de interação humana que é muito rápida e corriqueira.

As casas que fazem quadratura (4 e 10) e oposição (7) têm significados mais específicos. Aqui, o importante não é exatamente o aspecto, mas o raciocínio de que as casas 4, 10 e 7 são as casas angulares em relação ao ascendente. A angularidade também é importante: por isso que a casa 11, apesar de só fazer um sextil, é considerada muito mais benéfica do que um simples sextil sugere: ela é sucedente. 

A casa 10 (solar) faz uma quadratura superior à casa 1 e é o ponto mais alto do mapa: fala de superiores, reis, o governo e de todas as ações do nativo que o fazem ser conhecido e famoso. A casa 4 (lunar) é o ponto mais baixo do mapa, e fala das origens, famílias, terras, pais e também da morte. A casa 7 (solar) é a casa oposta à 1: fala de relacionamentos, sexo, casamento, negociações e também de inimizades e de morte.

As casas mais interessantes são as que não aspectam o ascendente. Isso transforma seus significados bastante; estar em aversão é algo muito ruim. São as casas 2, 8, 6 e 12. A 2 é a mais tranquila; sua relação com o ascendente é de supri-lo. Dinheiro, substâncias e posses. Os significados práticos não são ruins, mas um planeta lá não tem muitas condições de ajudar a casa 1, por estar em aversão. A casa 8, solar, fala de angústias, ansiedade, medo e desespero, e também fala muito de morte. A casa 8 é a última casa que o Sol visita antes de entrar na casa 7, onde se põe (morte). 

Aqui vale a pena comentar as casas chamadas de Fortuna e Daemon. Fortuna são coisas "do acaso", materias, lunares, práticas e que vêm sem esforço. As casas da Fortuna são a 5 (boa fortuna: filhos, sexo, diversão, hobbies) e e 6 (má fortuna: por estar em aversão, fala de coisas ruins, como doenças, servidão, azar, inimigos, brigas e rotina). Já o Daemon são coisas mais ideais, intangíveis, solares e que têm a conotação de esforço, ir atrás, ter uma causa; a 11 (bom daemon: amigos, sorte, benefícios das ações do nativo) e a 12 (mau daemon: autossabotagem, inimigos secretos, doenças psicológicas, cadeias, isolamento, depressão). 

Viu só? Nada de "casa 1 é áries, 2 é touro, 3 é gêmeos". 

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Estudo preditivo: início de namoro

Para estudo, vamos ver agora o mapa de um amigo meu. Ele começou a gostar de uma garota em julho de 2011, e o namoro começou em fevereiro de 2012. Ele nasceu em junho de 1995, então, de acordo com as técnicas anuais (de um aniversário até outro, ou seja, de junho de 2011 até junho de 2012), os dois eventos começaram no "mesmo ano". Eis o mapa dele.


mapa natal

Começamos vendo a profecção. A profecção é uma técnica que deixa os planetas parados e gira apenas os signos, então, os planetas e o Ascendente vão andando pelos signos durante os anos. No primeiro ano de vida, o Ascendente estava em Câncer; no ano seguinte, em Leão; depois, em Virgem etc. Nesse ano, o ascendente estava no signo de Escorpião. Não há planeta nesse signo no mapa natal nem na RS (Revolução Solar). Então, o planeta que devemos estudar a fundo é Marte, regente de Escorpião. Marte é o Regente do Ano. Marte, no mapa natal, está em Virgem, faz oposição com a Lua e quadra (faz quadratura com) Vênus, Mercúrio e Júpiter. Por signo inteiro, quadra o Sol e se opõe a Saturno. Esse mapa é um quadrado basicamente, bem complexo. Por aspectar todos os planetas do mapa, Marte pode interferir em basicamente qualquer coisa. Marte está no terceiro signo e em Virgem, o que fortalece a hipótese de falar de irmãos e viagens (Mercúrio + casa 3), e na casa 2, falando de gastos de dinheiro (aflige Júpiter). Marte recebe a aplicação de Mercúrio, Vênus e Lua, afunilando seus significados para irmãos e relacionamentos. 



profecção

Na profecção, Marte fica em Capricórnio, ou seja, fica sob a responsabilidade de Saturno, regente do signo. Capricórnio é a casa 7 (relacionamentos) do mapa natal, e Saturno, obviamente, rege a casa 7, e está na casa 9 (universidade, religião, viagens). Saturno, no mapa natal, está em Peixes e está em aspecto com o Sol, que está conjunto ao Lote do Casamento (de Valens). No mapa natal, Saturno definitivamente fala de relacionamentos, apesar de sua natureza pouco amigável pro assunto. Marte vai tentar se expressar através dos assuntos saturnianos nesse ano. E Marte é aquela bagaceira: pode falar de irmãos, dinheiro, namoro etc.

Como já sabemos que o assunto pesquisado é um namoro, já podemos avaliar Vênus na profecção (isso é um estudo, oras). Vênus ocupa Gêmeos e agora, na profecção, está em Libra. Vênus fica sob responsabilidade dela mesma, regente de Libra. Vênus vai tentar se expressar de forma venusiana essa ano. Porém, analisamos Vênus sem saber se ela está ativada. Marte está ativado por reger o ascendente profectado; Saturno (menos importante), por ser o planeta que rege Marte. E Vênus?



revolução solar

A Revolução Solar é o mapa do momento em que o Sol passou de novo pelo exato grau em que ele estava na hora do nascimento da pessoa. Meu amigo nasceu com o Sol no grau 26º45' de Gêmeos, então, a cada ano, o Sol passa por esse lugar de novo, e uma nova RS é feita.
Eis que Vênus rege o o signo do ascendente da RS, Touro, e está exatamente no mesmo lugar que no mapa natal: no grau 10 de Gêmeos, apenas um grau de diferença (no mapa natal, está no grau 9). Isso faz Vênus se expressar de forma literal, e ainda por cima está muito angular. Vênus também se faz notar nesse ano. Vênus ingressa sobre si mesma, então vemos que casas ela rege na profecção: a 7 (relacionamentos) e a 12 (angústias, medo, isolamento, hospitais).

Rápida análise de Vênus no mapa natal:
- fala de amigos por reger e estar na casa 11;
- fala de relacionamentos por ser Vênus, claro, e por ser o primeiro regente da triplicidade da casa 7 (e também tem muita autoridade sobre Saturno, por exaltação);
- se relaciona muito com eventos da casa 12 (angústia, auto sabotagem) por estar junto de Mercúrio (regente da casa 12) e por estar no décimo segundo signo.
- em signo de Mercúrio e com quadratura de Marte, fala de certa luxúria e atividades sexuais públicas.

Voltando à Revolução Solar:
A Lua rege o Asc da RS por exaltação e o aspecta com muita proximidade, e Marte também. E ela ingressa sobre Saturno do mapa natal (por casa: os dois estão na casa 9). 
Vamos ver Marte e Saturno. Marte está em cima do ascendente, mas em exílio, e rege a casa 7. Saturno está exaltado (em Libra), em um lindo trígono com recepção com Vênus. Saturno aqui ajuda Vênus. 

Então, levando em conta que:
- a Lua aspecta Marte, regente do ano, e se relaciona com os assuntos de Saturno (relacionamentos) por ingressar sobre ele;
- Marte, regente da 7 da RS, está em cima do Asc;
- Vênus, regente do Asc da RS, está ingressando sobre si mesma e aspectando Saturno, que no mapa natal, fala de relacionamentos;
- Vênus, na profecção, fala de relacionamentos e angústia;
- Marte, regente do ano, vai se expressar por Saturno;
podemos falar que um relacionamento surgiu. Porém, o relacionamento surgiu depois de uns bons meses se angústia e desespero. Afinal, Saturno e Marte não ajudam ninguém de graça. Marte se expressando de forma saturnina faz com que meu amigo (Marte) aja de forma impulsiva, obsessiva, apaixonada e talvez até muito sexual (expressão marcial), mas de um jeito saturnino: sobre relacionamentos, mas de forma lenta, angustiante, reprimida e solitária. Além disso, na RS, nem Vênus nem Saturno aspectam o Asc, trazendo demora. Por fim, Marte em Touro é a perfeita representação de angústia, obsessão e taradice no campo de relacionamentos (Marte em signo de Vênus, exilado). 

Vamos tentar ver os meses específicos. Pra acertar o timing, é interessante ver as profecções mensais e os trânsitos. A profecção é de Escorpião, então, o primeiro mês depois do aniversário é desse signo; o próximo mês é de Sagitário; o terceiro, Capricórnio etc. É difícil ver o início de uma paixão. Ele falou que começou em julho, mas não tenho certeza se foi na primeira parte de julho (o primeiro mês da profecção) ou na segunda. O namoro definitivamente começou no nono mês, em fevereiro. Temos que ver que ascendentes mensais podem desencadear o namoro. O principal planeta é Marte, porque rege o ascendente profectado. Marte está, no mapa natal, em Virgem, a 11 signos de Escorpião. Ou seja, 11 meses depois do aniversário, Marte iria se cumprir, trazendo o namoro, porque Marte estaria no signo que ocupa o ascendente do mês (Virgem). Porém, o namoro aconteceu 9 meses depois, quando o Ascendente mensal estava em Câncer. Por quê?
Primeiramente, Marte está em aspecto com a Lua, tanto no mapa natal quanto na RS. Essa repetição é digna de se notar. Então, vale a pena notar a Lua. Como a Lua rege Câncer, no mês em que o Asc passou por lá, a Lua deu uma ajudinha a Marte. Além disso, a Lua está em Câncer e junta de Saturno na profecção, no nono signo.

Então vemos os trânsitos, analisando como os planetas estavam no mês citado. No dia do início do namoro (22/02/12), a Lua estava em Peixes, seu signo natal. Marte estava também em Virgem, mas retrógrado. 

Por fim, vamos ver as direções primárias e a firdaria, que são técnicas não anuais. E eis que vi algo muito interessante: durante o ano mencionado, o ascendente dirigido mudou de regente: antes era de Saturno, e em outubro de 2011, o regente virou Júpiter. Em ambos os casos, Saturno era o sub-regente. Saturno parece ser o responsável por essa demora e angústia nos relacionamentos. Júpiter também pode falar de relacionamentos por aspectar a Lua e Vênus, e reger Saturno e a Lua. Júpiter como regente do Asc dirigido deve ter ajudado nessa angústia e em ter tomado coragem de se declarar.
A firdaria era de Vênus/Marte. Os assuntos de Vênus (relacionamentos, família, a mãe) sendo formados por Marte (todas aquelas coisas). 

Obviamente, o começo do namoro não foi a única coisa importante do ano. Esse Marte, por exemplo, pode ter falado de algum acidente ou doença,  porque ele se determina a isso tanto natalmente quando na RS. No mapa natal, Marte se opõe à Lua e quadra Júpiter, que rege a casa 6. Na Revolução Solar, Marte está em cima do Ascendente e rege a casa 6 da RS. O negócio é ir desbravando por entre os significados dos planetas.