Textos variados de um estudante do céu. Estudo astrologia medieval, helenística e indiana, além dos ramos específicos de astrologia natal, horária e mundana. Análises, estudos, curiosidades, pensamentos sobre astrologia em geral!

domingo, 30 de março de 2014

Analisando um mapa sem ascendente: Elza Soares

Mesmo sem ascendente, alguns mapas tem posições planetárias muito literais. É o caso do mapa da cantora brasileira Elza Soares, de 23 de junho de 1937. Não sabemos o ascendente, então não podemos contar com regência de casas ou lotes pra fazer qualquer análise. Nem a Lua temos certeza, estando em Sagitário ou em Capricórnio. Não sabemos nem se ela nasceu de dia ou de noite, o que ajudaria na Firdaria. Mesmo assim, achei um mapa tão forte que quis compartilhar.



Aqui o mapa da cantora (ignorem o ascendente):



Decidi ver seu mapa porque me deparei com a biografia dela na Wikipédia, e entre outras coisas, perdeu 3 filhos, 2 maridos (se envolveu com Garrincha, casado na época), foi forçada a se casar com 12 anos, era mal vista pela sociedade, nasceu bem pobre e sua única salvação foi a música.

Já é notável sua Vênus. Apesar de estar em domicílio, está numa oposição muito complicada com Marte retrógrado em Escorpião. É difícil tirar conclusões definitivas de um mapa sem ascendente, mas é razoável supor que:
- Vênus em domicílio ajudou sua carreira musical (há especulações de que Touro é um signo de voz);
- Marte trouxe morte dos filhos, viuvez e escândalos para sua Vênus fértil

Outra indicação de viuvez é o Sol, potencial representante do marido, em quadratura com um péssimo Saturno, em queda. Esse Saturno, aliás, pode ser o representante das depressões, pobreza, aflições da alma e má reputação que Elza sofreu; não por estar no MC (não temos certeza disso), mas porque Saturno aflige o Sol, representante da vitalidade, energia mental e reputação. Para se ter uma ideia, os amigos do Garrincha a chamavam de bruxa, porque ela ia de bar em bar pedindo pra negarem bebida ao marido alcoólatra. Garrincha morreu de cirrose. 

Não podemos falar da Lua, mas Mercúrio está numa boa posição pra especularmos sobre sua profissão: está num signo de voz e nos termos de Vênus, o que combina com uma cantora, e está em phasis (logo antes ou logo depois de uma combustão), o que é bem fortalecedor, ao menos na astrologia helenística. Está conjunto ao Nodo Sul, que pode trazer inúmeras dificuldades e repressão aos seus assuntos. 

Por fim, as várias mortes de filhos e infância muito complicada podem ser representadas por:
- Júpiter, em queda, retrógrado e nos termos de Saturno;
- a Lua, estando em Sagitário, está junta do Nodo Norte, o que também pode ser bem problemático;
- Vênus, em termos de Júpiter, tem como falar de fertilidade, mas estando em oposição a Marte, promete filhos, mas não sua sobrevivência.

Por fim, uma especulação: infelizmente não me lembro onde, mas já li que o Sol pode ser "tomado como ascendente" na falta do ASC. No caso, algumas correlações ficaram interessantes, como Saturno no MC e Vênus-Marte no eixo 5-11.


sexta-feira, 7 de março de 2014

Entendendo as casas

Existe uma filosofia sublime, de fazer chorar de tão linda, por trás dos significados de cada casa. Basta entender a dualidade sol/lua e os aspectos, e que todos os significados derivam da relação de cada casa com o ascendente.

Como funciona a dualidade nesse sistema? Simples: as casas abaixo do ascendente representam coisas materiais, concretas, mundanas e carnais, por sua associação com a noite, o escuro e a Lua (abaixo do ascendente, sem luz). As casas acima do ascendente têm significados intangíveis, mais espirituais, "de alma" e subjetivos, em relação à iluminação do dia e do Sol.

Cada casa também tem seus significados derivados de como ela aspecta a casa 1, a principal casa do mapa, afinal, ela fala de inícios e da própria pessoa. As casas que fazem trígono à casa 1, naturalmente, representam coisas que ajudam de forma prazerosa o nativo. Essas são as casas 5 e 9. A 9 é acima do horizonte, ou seja, "solar": conhecimento, sabedoria, estudos, viagens, religiões etc são os significadores "solares" que ajudam o nativo. Já os significadores "lunares" são diversão, hobbies, filhos, sexo, diversão e festas. 

As casas que fazem sextis também ajudam, mas menos que os trígonos. São as casas 11 e 3. A 11, solar, fala de amizades, bem estar, boa sorte e coletividade. A casa 3, lunar, fala de irmãos, vizinhos, viagens curtas, deslocamentos, carros e todo tipo de interação humana que é muito rápida e corriqueira.

As casas que fazem quadratura (4 e 10) e oposição (7) têm significados mais específicos. Aqui, o importante não é exatamente o aspecto, mas o raciocínio de que as casas 4, 10 e 7 são as casas angulares em relação ao ascendente. A angularidade também é importante: por isso que a casa 11, apesar de só fazer um sextil, é considerada muito mais benéfica do que um simples sextil sugere: ela é sucedente. 

A casa 10 (solar) faz uma quadratura superior à casa 1 e é o ponto mais alto do mapa: fala de superiores, reis, o governo e de todas as ações do nativo que o fazem ser conhecido e famoso. A casa 4 (lunar) é o ponto mais baixo do mapa, e fala das origens, famílias, terras, pais e também da morte. A casa 7 (solar) é a casa oposta à 1: fala de relacionamentos, sexo, casamento, negociações e também de inimizades e de morte.

As casas mais interessantes são as que não aspectam o ascendente. Isso transforma seus significados bastante; estar em aversão é algo muito ruim. São as casas 2, 8, 6 e 12. A 2 é a mais tranquila; sua relação com o ascendente é de supri-lo. Dinheiro, substâncias e posses. Os significados práticos não são ruins, mas um planeta lá não tem muitas condições de ajudar a casa 1, por estar em aversão. A casa 8, solar, fala de angústias, ansiedade, medo e desespero, e também fala muito de morte. A casa 8 é a última casa que o Sol visita antes de entrar na casa 7, onde se põe (morte). 

Aqui vale a pena comentar as casas chamadas de Fortuna e Daemon. Fortuna são coisas "do acaso", materias, lunares, práticas e que vêm sem esforço. As casas da Fortuna são a 5 (boa fortuna: filhos, sexo, diversão, hobbies) e e 6 (má fortuna: por estar em aversão, fala de coisas ruins, como doenças, servidão, azar, inimigos, brigas e rotina). Já o Daemon são coisas mais ideais, intangíveis, solares e que têm a conotação de esforço, ir atrás, ter uma causa; a 11 (bom daemon: amigos, sorte, benefícios das ações do nativo) e a 12 (mau daemon: autossabotagem, inimigos secretos, doenças psicológicas, cadeias, isolamento, depressão). 

Viu só? Nada de "casa 1 é áries, 2 é touro, 3 é gêmeos".