Olá pessoas! Faz tempo que não posto aqui, infelizmente. A vida anda bem bizarra.
Bom, hoje vou postar um estudo que estou fazendo sobre o mapa de uma amiga minha, que passou por um trauma sério entre o seu aniversário de 2011 e 2012: sua mãe cometeu suicídio.
Como sempre, tento usar as 4 técnicas preditivas que eu acho que devem ser usadas, no mínimo, pra tentar dar uma cor pros eventos, nessa ordem: direções primárias, firdaria, profecção e revolução solar. Inclusive vejo muitas pessoas que se desesperam com a RS sendo que a coitada quase não faz nada sozinha, então vamos com muita calma. Na minha humilde opinião, se eu tivesse que usar apenas 1 dessas técnicas, eu escolhei a profecção, por ser a mais complexa. Mas quem sou eu na fila do pão, né?
Então vamos lá. Esse é o mapa dela:
Reparem que o mapa já destaca sozinho alguma coisa forte em relação à mãe: Vênus e a Lua em seus domicílios (Libra e Câncer), angulares, e com um Marte em queda atrapalhando muito a Lua, na casa oposta à casa da família (não uso a casa 10 para falar da mãe). Para os curiosos, o lote da Mãe está no primeiro grau de Câncer também!
Agora vamos às direções primárias. Vamos ver as do Ascendente. Direções primárias são os aspectos que aconteceriam no seu mapa caso a terra continuasse a girar em relação ao seu mapa natal (numa explicação beeeeeeem grosseira). No mapa da minha amiga, Vênus aspecta por conjunção o ascendente dirigido em 2004, o único aspecto do Asc até 2012. Ou seja, o que Vênus tem a dizer é importante, e ela:
1) rege a casa 1 e está na casa 1: disposição, corpo, personalidade, autodescoberta; nativa popular, atraente, com facilidades em relacionamentos, sexo e festas.
2) rege a casa 8 e está na casa 1: heranças, morte, angústia, depressão e tristeza de forma bem próximas da nativa.
3) representa, por si só, relacionamentos, sexualidade, amor e prazeres.
Então, nesse período, esses temas podem ser fortes, de maneira venusiana (a partir de mulheres, amigas, a mãe, sexo, prazer, relacionamentos e artes).
A mãe da nativa sofria de esquizofrenia, e podemos supor, talvez, que em 2004 os indícios dessa doença já poderiam ter começado.
Também é interessante ver em que termos estava o Asc dirigido, e ele se encontrava nos termos de Marte de Escorpião. Marte está em Câncer, em queda, azucrinando de forma muito forte a pobre Lua em Câncer, o que podemos ligar com a esquizofrenia (comportamento violento e paranoia afetando a mente da mãe). E Marte por si só denota comportamento violento e errático. Ok, agora sabemos que, se observarmos esses padrões de novo no resto das interpretações, podemos dizer que algo vai acontecer nesse sentido.
Agora, firdaria: ela começou o período Vênus/Sol no dia 11 de julho de 2011. O suicídio aconteceu nesse período. Vênus já retrata tudo aquilo que falamos, e já tem sua importância dobrada nesse período. Já o Sol:
1) Está na casa 12, em Virgem, que fala de internações, hospitais e doenças psicológicas (esquizofrenia, pra mim, se relaciona muito com Virgem na 12: obsessão compulsiva e paranoica).
2) Sofre uma oposição absurda de Saturno em Peixes (regente da casa 4 e 5, família e filhos), mas tem uma ajuda de Júpiter (regente das casas 3 e 6, irmãos/vizinhos/religiões menores e acidentes/doenças; também vai falar de dinheiro). Marte também está azucrinando um pouquinho esse Sol.
3) O Sol rege a 11 (amigos, solidariedade, mas também a casa 8 a partir da 4 - a morte na família).
Vênus (a mãe, relacionamentos e ela mesma) vai se entregar ao Sol para que ele realize o que ela promete: eventos com a mãe, sexualidade e sua autodescoberta a partir dos temas como iluminação, crescimento pessoal, muita atividade mental chegando a ser paranoica, ajuda de amigos e angústia na família.
Agora, profecções: no ano de 2011, a profecção do Asc estava em Peixes, ou seja:
1) Saturno, planeta que ocupa Peixes no mapa natal, é muito importante;
2) Júpiter também, por reger Peixes;
3) Assuntos da casa 6 podem ser fortes no ano, porque Peixes é a casa 6 da minha amiga.
Focando em Saturno, o ano falará da casa 6 (sua posição natal) e também 4 e 5 (por regência). Detalhe: como Saturno (que está em Peixes) cai em cima de Vênus (porque Saturno foi pra casa 1, a mesma casa de Vênus), Saturno vai azucrinar MUITO essa Vênus nesse ano.
Seguindo o mesmo raciocínio, Saturno recebe a visita do Sol (regente de Leão, o novo signo da casa 6). Saturno rege a casa 4, e o Sol por estar muito maléfico (casa 12, oposta ao próprio Saturno), pode ser complicado, lidando com questões de doenças psicológicas (casa 12) e autoridades (Sol/Saturno).
Agora sim vamos ver a Revolução Solar!
Na RS (o Asc está em Escorpião, não Sagitário), temos que ver o estado dos planetas que mais citamos nas nossas análises passadas: Vênus, por ser a "lady" das direções primárias e da firdaria, e Saturno, por reger o Asc profectado. Analisar Marte (que é regente do Asc da RS!) e o Sol também pode acrescentar algo. Também vamos ver as casas 1 (óbvio), 4, 5 e 8 as casas que Vênus e Saturno regem. E a casa 6, por causa da profecção.
Vênus em Virgem, sua queda, combusta e na casa 11... já vimos isso antes.
Saturno em Libra, na 12, fazendo um trânsito com força no ascendente natal da nativa (em Libra). Saturno rege as casa 4 e 3 nesse mapa, repetindo sua força na casa 4. Saturno recebe uma quadratura de Marte em Câncer... o mesmo Marte do mapa natal.
A casa 1 é regida por esse belo Marte (Asc Escorpião). Em queda, e na casa 9 (Universidade? Contato com religião?) A casa 8 é regida por um poderoso Mercúrio, que aspecta Saturno e a Lua. A casa 4 recebe a oposição desse Mercúrio e é regida por Saturno. A casa 6 é regida por Marte, que aflige diretamente o Lote da Fortuna em Capricórnio (a casa 4 natal!). A casa 5 é regida por Júpiter em Touro (a casa 8 natal), e a casa sofre oposição do Sol/Vênus.
Marte ingressa sobre si mesmo em Câncer, e a Lua ingressa sobre Vênus. Essa Lua também está sendo aflita por Marte.
Confesso que não conseguiria dizer na lata o que aconteceu, mas os sinais são bem interessantes. Acho que os mais fortes são:
1) Lua aflita no mapa e na RS por Marte em Câncer;
2) Vênus, muito forte no mapa natal e muito importante nas direções primárias e firdaria, muito decaída na RS (queda e combusta);
3) Saturno, regente da profecção e da casa 4 (no mapa natal e na RS), ingressando sobre o Ascendente e sobre Vênus, e aflito pelo mesmo Marte em Câncer;
4) a Lua ingressando sobre Vênus.
Vejam o dia do suicídio:
(Desconsiderem o Asc e as casas aqui, porque não sabemos o horário; é apenas para ver os planetas)
Lua e Saturno juntas quase no mesmo grau da Vênus natal, em oposição a Mercúrio, regente da 8 da RS. Marte em Virgem, bem perto do Sol natal, e na casa 11 da RS (a tal morte da família?). Vênus em sextil bem apertado com Mercúrio, e trígono com Saturno/Lua.
Curioso que no mesmo dia, ela entrou em um relacionamento! Querendo ou não, a Vênus da minha amiga é muito poderosa. Infelizmente, rege a casa 8...
Talvez tenha ficado muito confuso, mas é bem difícil (nem sei se entendi também as principais coisas...)
Depois de fazer essa análise, fiquei na dúvida: a melhor representante da mãe da nativa é Vênus ou a Lua?
Seguindo as "regras", eu diria a Lua (aspecta o regente da 4, aspecta a casa 4, representa a mãe naturalmente), mas os sinais dessa análise me direcionam a Vênus, pois ela ficou super aflita no ano da morte da mãe. A Lua sofreu também, mas não tanto. Fica a dúvida.