1) Planetas que se relacionam de alguma forma com o Sol, por phasis, aspecto ou até dignidade.
2) Planetas combustos, segundo Cardano, mostram uma inclinação, mas não a profissão.
3) Planetas na casa 10 ou com dignidades nela, ou planetas aspectando com proximidade o MC.
No mapa do jogador Maradona, por exemplo, Vênus tem de tudo pra ser significador profissional! Mas não foi bem o que aconteceu, como todos sabem.
(agora eu tenho o Morinus, felicidade)
Vênus está ocidental, bem perto do Sol (Mercúrio está retrógrado, no meio, mas não adianta nada estar em phasis se está retrógrado. Mas ele ainda está bem perto do Asc), angular, domina a Lua por uma quadratura, aspecta com muita proximidade o MC e a Parte da Fortuna e até rege por termos o MC. Mas a profissão dele é claramente marcial. A influência de Vênus é clara na sua vida, com tantos escândalos sexuais e de drogas (Vênus rege a 12) na sua vida. Mas sua vocação não era de Vênus, e sim de Marte.
A princípio, ninguém daria nada por esse Marte; cadente e em queda. Mas ele também tem seus pontos:
1) Marte rege o Asc por domicílio e triplicidade, e o Sol por domicílio, triplicidade e termos. O Sol, além de falar de vocação em geral, rege a casa 10.
2) Marte é o primeiro planeta oriental. Apesar de estar em signo úmido e frio, Marte está mais seco do que se imagina, por estar oriental (quente e seco), em quadrante seco/quente e em oposição a Saturno (frio e seco). E ele é seco por natureza.
3) Marte faz um trígono muito forte com a Lua. Isso seria mais importante de noite, mas o Sol também sofre muita influência de Marte de qualquer jeito.
4) Marte rege a Parte da Fortuna, e é o único planeta dos 3 de vocação (Marte, Vênus e Mercúrio) que está angular em relação e ela.
Se Marte for o signifcador profissional por essas razões, como chegaríamos ao futebol? Marte se configura com a Lua, sugerindo ação do corpo, e com Saturno, sugerindo dificuldades. Marte rege a 1 (corpo, de novo), a 6 (trabalho braçal e defeitos no corpo) e está na 9 (...ele é técnico de futebol agora).
Podemos calcular o temperamento, porque o que se espera de um jogador de futebol? Que ele seja colérico, claro.
1) Ascendente em Escorpião (fleumático), regente Marte (colérico) em Câncer (fleumático), mas como já discutido, mais seco que o normal.
2) Lua em Peixes (fleumático), regente Júpiter (sanguíneo) em Capricórnio (melancólico), mais úmido por estar ocidental. A Lua está na segunda fase (colérico), com aspectos a Marte, Vênus e Saturno, o que a deixa predominantemente mais seca e quente.
Então, fleumático com bastante colérico. Aceitamos essa configuração porque ele é meio gordinho e baixinho (fleuma).
Lição do dia: astrologia não é fácil (mas a gente já sabia disso).
Nenhum comentário:
Postar um comentário