Textos variados de um estudante do céu. Estudo astrologia medieval, helenística e indiana, além dos ramos específicos de astrologia natal, horária e mundana. Análises, estudos, curiosidades, pensamentos sobre astrologia em geral!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Filhos e o mapa interessante de John McCook

(Esse post já tem vários assuntos e conceitos avançados. Iniciantes bem iniciantes podem não conseguir acompanhar direito)

Filhos são um tópico interessante na Astrologia. A técnica mais deliberada é a seguinte:
1) Marte, Saturno e o Sol (apesar de o Sol não ser tão ruim assim) são planetas ruins pra filhos. Vênus, a Lua, Mercúrio e Júpiter dão filhos.
2) Leão, Virgem e Gêmeos são signos estéreis; Escorpião, Câncer e Peixes são férteis; Aquário, Sagitário, Libra e Touro, moderadamente férteis; Capricórnio e Áries (Aquário pode entrar nessa categoria), moderadamente estéreis.
3) Planetas nas casas 1, 4, 5, 10, 11 e 7 são importantes pra falar de filhos; maléficos e/ou estéreis impedem, e benéficos e/ou férteis ajudam. Benéficos em signos estéreis podem ser prejudiciais, e maléficos muito férteis podem ajudar.
4) Por ser o significador essencial de filhos, Júpiter e seu primeiro regente da triplicidade são planetas importantes, assim como a casa 5.
5) O Lote dos Filhos (Asc + Saturno - Júpiter) também é considerado importante na análise, e planetas aspectando-o com muita proximidade significam filhos (claro, dependendo dos seus regentes, estado e fertilidade).

Especulações minhas: 1) um planeta, mesmo em signo estéril, se estiver com a ajuda de seus regentes, e geralmente benéfico e forte, pode significar filhos. Mesma coisa se um planeta muito maléfico e fraco estiver em signos férteis, pode não adiantar nada.
2) As posições dos pontos cardeais me parecem muito importantes. De acordo com Ptolomeu, o MC é o lugar mais quente do mapa, e o DC, o mais seco, então, são contrários  a filhos; já o AC é o mais úmido, e o IC, o mais frio, contribuindo para a fertilidade.

Eu só pensei nessas abordagens questionando o dogma "signo estéril diz 'não' e pronto" porque me deparei no Astro DataBank com o mapa de um ator chamado John McCook. Um caso extremo, porque TODOS (e até o Asc) estão em signos estéreis, tirando um Saturno fértil, porém em exílio, combusto e cadente. 



Começando a análise:
1) As casas 10, 5, 7 e 4 estão desocupadas. A 1 tem Júpiter (extremamente angular e em triplicidade), a Parte da Fortuna e Marte, mas todos em signo estéril, Leão. Tal Marte é um péssimo sinal pra filhos. Na casa 11, temos o Sol, a Lua (em conjunção exata com o Sol), Vênus (combusta) e Mercúrio (em phasis), em outro signo estéril, Gêmeos.
2) A casa 5 está em Sagitário, regida por Júpiter, angular, em signo estéril, em sextil com seu regente Sol (que também está estéril). A casa 5 tem nos seus pivôs (em sua quadratura ou oposição, ou seja, nos seus signos angulares) Mercúrio, Vênus, o Sol e a Lua, todos estéreis. 
3) O Lote dos Filhos está nos últimos graus de Gêmeos, copresente com todos os planetas da casa 11 e regido por um deles, Mercúrio em domicílio e estéril. O Lote está nos termos de Saturno.
4) Júpiter por si só está super benéfico, em sect, com a Parta da Fortuna e a do Espírito também, no lugar mais úmido do mapa, nos termos de Mercúrio, mas em signo estéril, junto de Marte. Seu regente por triplicidade também é seu regente domicilar, o Sol, estéril e em conjunção exata com a Lua.
5) Mercúrio por si só também pode falar de filhos, e está domiciliado, na benéfica 11, em phasis e em sect, porém estéril e se aplica a Marte.

E eis que o ator tem 4 filhos, nenhum adotado, de dois casamentos (1 do segundo, 3 do terceiro - ele foi casado 3 vezes).

Por que, na minha humilde e amadora opinião, o mapa (com ranking AA pro horário) pode mostrar filhos? (claro que quando eu vi de primeira, achei que 
não tinha filhos, mas pensando e estudando muito depois, pensei nesses fatos):

1) Júpiter está muito forte e no ponto mais úmido do mapa e ocidental (ficando mais úmido ainda e menos quente);
2) A Lua, senhora da umidade, está em cazimi (conjunção exata com o Sol); estaria ela super fortalecida e espalhando sua umidade por aí?
3) O regente do Asc, o Sol, conjunto ao Lote dos Filhos e o regente da 5, Júpiter, no Ascendente podem indicar que o nativo queria muito ter filhos.
4) A Lua e o Sol estão em antiscia com Saturno, e até em recepção, se esse conceito for válido pra antiscia (Câncer é o domicílio da Lua, e Gêmeos é a triplicidade de Saturno, e a Lua está nos termos de Saturno). Saturno está em signo fértil.
5) Vamos dar uma olhada nos anos em que os filhos nasceram: agosto de 1972, outubro de 81, novembro de 83 e julho de 90. No próximo post, vamos analisar cada uma das RS.

Um comentário: