Nodos (e não nódulos, por favor) são dois pontos "abstratos" no céu. Os nodos são o cruzamento de 2 elípticas no céu do ponto de vista da terra: o caminho que o Sol faz (eclíptica) e o caminho que a Lua faz, que é ligeiramente torto. Os nodos são o Norte (também chamado de Cabeça do Dragão ou "caput draconis") e o Sul (Cauda do Dragão ou "cauda draconis"). Os nodos estão sempre opostos um ao outro, e mudam suas posições no caminho retrógrado.
Lembrando que o sentido dos planetas é anti-horário: o nodo Sul é o cruzamento dos círculos em que a Lua está indo para baixo da eclíptica. O nodo Norte é o cruzamento em que a Lua está indo para cima da eclíptica. Por isso, os nodos também podem ser chamados Nodo Ascendente (Norte) e Descendente (Sul).
Na astrologia indiana, o Nodo Norte é Rahu, e o Sul, Ketu.
Quais as aplicações dos Nodos?
Os nodos são fundamentais para entendermos eclipses. Os eclipses só acontecem quando uma lunação (lua nova ou lua cheia - conjunção ou oposição entre o Sol e a Lua) acontece no(s) mesmo(s) signo(s) em que os Nodos estão. Como os eclipses nunca foram vistos como coisa boa, os Nodos também não são tão bons assim.
Os nodos não são planetas, então não tem regências. Já vi fontes tradicionais falando que o nodo norte tem exaltação em Gêmeos, e o sul, em Sagitário, mas nunca vi nenhuma aplicação disso.
As interpretações mais comuns dos Nodos são que o NN (nodo norte) aumenta tudo que toca nele, e o NS (nodo sul) diminui tudo. Os nodos não fazem aspectos. Assim, se diz que o NN é bom com benéficos, porque aumenta o poder deles, mas é horrível com maléficos, porque faz a mesma coisa. Com o NS, é o contrário: ele diminui a bondade dos benéficos, e também diminui a maldade dos maléficos.
Também há uma interpretação de que o NN sempre é benéfico e o NS é sempre maléfico.
Por fim, uma outra interpretação é a de que os dois são maléficos, especialmente para a Lua. Ela, alías, é tão sensível aos nodos que é a única que fica aflita por eles quando está em quadratura com eles. Lembre-se que os nodos não fazem aspectos, mas a Lua fica aflita quando está em quadratura, conjunção ou oposição. Só.
O ramo moderno da astrologia resolveu inventar que o NN é a sua reencarnação futura, e o NS, a sua passada, então você devia guiar sua vida do NS ao NN. A astrologia nunca reconheceu de verdade reencarnação nem nada, além disso ser muito subjetivo. Então, essa interpretação é muito furada.
Também é muito furado interpretar o Nodo só por seu signo, porque os nodos não têm um significado próprio. Mas existe uma interpretação razoável de que a posição dos Nodos pelas casas dificultam os assuntos delas. Apesar do NN ser mais leve, vejo os dois como maléficos.
Há um ótimo artigo da astróloga brasileira Claudia Romano, com mapas de exemplo e textos de Ibn Ezra, Vettius Vallens e Ptolomeu. Link aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário