Textos variados de um estudante do céu. Estudo astrologia medieval, helenística e indiana, além dos ramos específicos de astrologia natal, horária e mundana. Análises, estudos, curiosidades, pensamentos sobre astrologia em geral!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Aplicação e separação em mapas natais

Os "tipos" de astrologia mais conhecidos são horária e natal. Na horária, os significados sempre são literais; a ideia é olhar o mapa e puf, a resposta tá lá. Claro que estudar horária é coisa séria, com técnicas e tudo, e além disso, exige um conhecimento muito claro e sucinto dos significados planetários, dos signos e das casas. Mas a astrologia horária é por natureza sucinta. Já a natal é o contrário, porque tudo importa. A vida é complexa demais, e por isso o mapa natal também deve ser. Por isso, as duas astrologias têm abordagens diferentes dependendo do dado que você colheu no mapa.

Por exemplo, na astrologia horária, uma aplicação é um contato claro e direto entre o que os planetas representam. Se a Lua se aplica ao regente da casa desejada, por exemplo, isso é um forte testemunho pra que as coisas deem certo. Agora, se a Lua se separou do planeta, isso indica que o contato já aconteceu. Pá pum, direto. 

Um aspecto na natal tem trilhões de variantes. Pelo que vejo, a aplicação num mapa natal tem a ver com resultados concretos, e a separação (e com isso a distância do aspecto), com valores mais subjetivos. Por exemplo, tenho 2 amigos com Vênus em Escorpião; um com Vênus se separando de Saturno por quadratura, e outra com Vênus se aplicando a Saturno por trígono. Enquanto ele tem uma vida amorosa/sexual muito satisfatória (digamos até demais), ela nunca teve nada. São jovens, então não são ótimos exemplos, mas a questão é: quando Vênus entregou todos seus significados a Saturno por aplicação, os relacionamentos não existem. Quando Vênus só tem Saturno dando características, os relacionamentos ocorrem: bem frequentes (não porque Vênus se separa de Saturno, a questão é que aqui Saturno não impede os relacionamentos). Infelizmente, não sei detalhes sórdidos provavelmente saturninos (como se envolver com mulheres promíscuas, ter atos sexuais fora do comum etc) da vida dele. 
Além disso, na natal, precisamos ver um monte de outras coisas: o signo de Saturno, as casas envolvidas, possíveis aspectos etc. Na horária, um aspecto é uma coisa só, e pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário