Textos variados de um estudante do céu. Estudo astrologia medieval, helenística e indiana, além dos ramos específicos de astrologia natal, horária e mundana. Análises, estudos, curiosidades, pensamentos sobre astrologia em geral!

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Casas

As casas servem pra trazer as interpretações dos planetas pra terra. Saturno tá em Escorpião, mas e daí? Ele vai ser bem pior se estiver numa casa ruim.
As casas são 12 e têm uma analogia com os planetas, na ordem caldeica.
casa 1 - a mais forte. Seu corpo, seu rosto, sua personalidade. (Saturno tem a analogia dessa casa porque Saturno limita você, como seu corpo limita sua "alma"). Angular.
casa 2 - dinheiro, posses, ideologias, substância, responsabilidades. (Júpiter - dinheiro). Sucedente.
casa 3 - irmãos, primos, tios, vizinhos, viagens curtas, cursos, pequenos estudos, veículos, carros. (Marte - deslocamentos rápidos). Cadente.
casa 4 - família, lar, tradição, origens, debaixo da terra, sua mente, o pai. (O Sol - pai e autoridade). Angular.
casa 5 - sexo, filhos, diversão, festas, jogos de azar. (Vênus - sexo). Sucedente.
casa 6 - doenças, servos, escravos, trabalho braçal, animais pequenos, rotina. (Mercúrio - escravos. Cadente.
casa 7 - parceiros, relacionamentos amorosos, casamento, negócios, inimigos. (Lua - parceiros amorosos). Angular.
casa 8 - morte, heranças, angústias, dinheiro dos parceiros. (Saturno - morte). Sucedente.
casa 9 - grandes viagens, grandes estudos, universidade, religiosidade, espiritualidade. (Júpiter - religiosidade). Cadente.
casa 10 - glórias, fama, riqueza, profissão, carreira, a mãe. (Marte - glórias e vitórias). Angular.
casa 11 - amigos, sorte, sucesso, salário. (O Sol - sorte e simpatia). Sucendente.
casa 12 - isolamento, cadeias, sabotagem, drogas, insanidade. (Vênus - vícios). Cadente.

A primeira casa começa com o ascendente (a menos que seja o sistema de signos inteiros, explicado depois) e é a casa mais à esquerda do mapa. A casa 2 é a seguinte no sentido anti horário e por aí vai.

Tenha em mente que uma Lua na 7 não é necessariamente forte porque tem relação com ela. Ela só tem uma analogia forte e vai significar bem os assuntos da casa (mas qualquer planeta na 7 é forte, porque é angular).
Na astrologia moderna, cada casa é de um signo. Casa 1 é de Áries, a casa 2 é de Touro etc. É didático (consegui decorar a casa com associações muito esquisitas), mas o problema é que alguns signos e casas ficaram deformados. O que Aquário (concentra conhecimentos, sanguíneo e melancólico, tom saturniano) tem a ver com a casa 11, dos amigos e da sorte? Nada. Por isso, a casa 11 ficou como a "originalidade" (mais vago impossível) e Aquário ficou com fama de "cientista excêntrico". Aquário fala de máquinas e de cientificismo, sim, mas porra... completamente sem nexo.
E a casa 12, que ficou como "espiritualidade", pra encaixar com Peixes? A casa 12 é qualquer coisa, menos espiritual. Ela é a casa mais negativa de todas. e não combina tanto com Peixes, regido pelo bondoso Júpiter. O que entrelaça Peixes e a casa 12 é a relação dos dois com Vênus, no sentido de vícios, delírios e exageros. Então por que não colocar Escorpião na 12, ou Touro? Querendo, sempre dá pra encaixar o que quiser.
A casa 5 parece linda pra Leão, afinal, festas, bebida e zéquizo! Mas tem um erro grave: Leão é o pior signo pra indicar filhos, porque é estéril! Como pode reger a casa dos filhos?
Para os gregos, o Ascendente natural era Câncer, e não Áries (no Thema Mundi, o "mapa primordial", o Asc era Câncer, Aquário ficaria na 8, Gêmeos na 12... e eles encaixaram como quiseram. Esse sistema de Áries-1 , Touro-2 etc é só didático, por isso, não ache que uma casa 7 em Capricórnio vai destruir seus relacionamentos.

As casas são angulares, sucedentes e cadentes. As angulares (1, 10, 7, 4) são as mais fortes e um planeta lá tem muita influência na sua vida em geral.
As casas sucedentes (2, 8, 5, 11) são medianamente fortes, sucedem as angulares (por isso se chamam sucedentes, ê alegria).
As casas cadentes (12, 6, 9, 3) são as mais fracas e um planeta lá costuma ser pouco influente.
Existem dois tipos de cadente: as casas cadentes (12, 6, 9, 3) e as casas que não aspectam o Asc, e por isso, são chamadas de cadentes dos ângulos (12, 6, 2 e 8). As casas 9 e 3, apesar de cadentes, aspectam e ajudam o Asc, por isso, não são maléficas. Apesar de cadente dos ângulos, a função da casa 2 é ajudar o Asc, por isso, não é maléfico. Agora, as casas 8, 6 e 12 são bem chatas. 
"Mas então, as casas cadentes têm assuntos pouco influentes, se o planeta lá fica fraco..." Não, jovem padawan. Se você tem Júpiter no Asc regendo a 9, pode apostar que seus assuntos vão ser escandalosamente fortes. O mesmo vale se ele reger uma casa má.

Claro que, na astrologia, nada é fácil e absoluto, então, tem um quadrilhão de sistemas de casas! Aeeeeee!
Os mais conhecidos são Placidus, Alcabitius, Regiomontanus, Morinus etc. Cada um varia de um jeito as cúspides ("fronteiras") das casas. Todos esses sistemas são divisionais, mas tem um sistema diferente de todos: o de signos inteiros. Nos sistemas divisionais, um planeta no signo do Ascendente pode estar tanto na casa 1 quanto na casa 12. No sistema de signos inteiro, a casa é o signo. Se você tem um planeta antes do Ascendente, mas no mesmo signo do Asc, então, por signo inteiro, você tem esse planeta na casa 1. Eu uso o Alcabitius e os signos inteiros (muito usado pelos gregos e pelos védicos) combinados. Um planeta na casa 8, mas no nono signo, pra mim, pode falar das duas casas. E eu prefiro os signos inteiros, porque, pra mim, parece menos arbitrário. Há também uma outra intepretação muito interessante: o sistema de signos inteiros delimita os assuntos, e o sistema divisional, a influência do planeta. Então, um planeta no oitavo signo e na casa 7 fala de morte (8), mas está angular (7), portanto, forte. 
A filosofia da astrologia grega vem da ideia de que um planeta não ocupa só um grau, e sim, influencia o signo todo. Quando entra no primeiro grau, o signo inteiro já sente o planeta. Com essa filosofia, o sistema de casas divisionais não é muito grego.

2 comentários:

  1. Olá, Pedro. Qual casa representa tratamentos médicos (remédios e procedimentos)?

    ResponderExcluir
  2. Pedro estou adorando teu blog de grande valia para estudar e aprender. Obrigada!

    ResponderExcluir